Festival com a Escola proporciona experiências lúdicas e culturais a alunos de escolas de Ouro Preto e Mariana

Por: Anna Antoun

Comunidades escolares, crianças, jovens, professores e familiares terão a oportunidade de explorar formas dinâmicas de intervenção social e cultural por meio do Festival com a Escola. A curadoria, promovida em uma parceria entre o Festival de Inverno e o projeto de extensão UFOP com a Escola, proporciona uma semana de atividades culturais que contribuem para a elaboração de diferentes percepções artísticas.

Neste ano, as atividades são realizadas no período de 14 a 20 de julho, em Mariana e Ouro Preto. Em Ouro Preto,  na  Escola Estadual Juventina Drummond e na escola Estadual Desembargador Horácio Andrade. Em Mariana, as Escolas Municipal Wilson Pimenta e Estadual Santa Godoy serão contempladas com as oficinas. Nas quatro escolas, as atividades  desenvolvem o tema Entrecorpos, congregando uma série de atividades para alunos e alunas na faixa etária de seis a 15 anos. As oficinas abordam áreas de conhecimento como arte, música, dança, teatro, expressão corporal, ludicidade, esportes, recreação e fotografia.

Também nos distritos
O Festival com a Escola também leva atividades aos distritos de Miguel Burnier e Mota, desenvolvendo atividades em parceria com a Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e com o  Centro Desportivo da UFOP (Cedufop). Nos dias 16, 17 e 18, serão realizadas oficinas de artes circenses, com acrobacias, malabares e bambolês, oficina de arte dos tapetes e de jogos musicais. Nos dias 19 e 20, serão realizadas "Ruas de Lazer" nos espaços comunitários do entorno das escolas, contando com a participação dos alunos das duas escolas (Escola Municipal Monsenhor Rafael, em Miguel Burnier, e Escola Municipal Celina Cruz, em Mota) e também das famílias e da comunidade dos distritos em geral.

Proporcionando às crianças e jovens de Mariana e Ouro Preto o contato direto com movimentos artísticos e culturais, o Festival com a Escola oportuniza a construção de uma cultura de participação nos espaços escolares e em seu entorno. As crianças e adolescentes que participam das atividades levam até suas famílias, experiências lúdicas e culturais, produzindo uma dinâmica que contribui para entrelaçar a infância, a escola e as famílias.

Foto: Biel Machado.

 

Notícia retirada de: http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2014/noticias.php?id=2928