Palestra: “Aula: espaços, tempos, tecnologias e disrupção. Será?”

Ocorreu nesta quarta (07), a palestra Aula: espaços, tempos, tecnologias e disrupção. Será? Foi abordada a mudança do formato das aulas no contexto da pandemia de Covid-19, que colocou docentes de diversos níveis de ensino frente ao desafio educativo de migrar as aulas para as plataformas digitais. O evento contou com a apresentação do professor Jorge Luís Costa, docente do Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, tendo como mediadora a professora Luciana Drummond de Carvalho, educadora do ensino fundamental no município de Mariana/MG.

O evento manteve a participação constante do público, cuja localidade variava de cidades mineiras, como Caratinga e Conselheiro Lafaiete, e de outros estados, como São Paulo e Paraná. Ademais, a interação dos espectadores, problematizando aspectos relacionados ao conteúdo apresentado e compartilhando dúvidas e experiências vividas em sala de aula, enriqueceram o debate. Foram discutidos temas como, a desigualdade socioeconômica como impeditiva para a inclusão digital, a cibercultura no ensino híbrido, o uso de tecnologias na Educação Básica, o papel dos professores no uso desses artefatos, a importância das políticas públicas na área da educação, dentre outras considerações que tornaram a troca de experiências extremamente satisfatória.

A gravação da palestra está disponível no canal do programa UFOP com a Escola no Youtube.

Para acompanhar as próximas atividades do GT de Práticas Educativas Mediadas por Tecnologias acompanhe o site https://ufopcomaescola.ufop.br/  e as redes sociais do programa UFOP com a Escola.