Sobre o Programa

O Programa UFOP com a Escola desenvolve um conjunto de ações extensionistas junto às escolas públicas do Território dos Inconfidentes, com o objetivo de promover o diálogo entre a UFOP e a Educação Básica, além de promover a formação continuada de professores e pedagogos. Organizando-se em três frentes de atuação:

Mesas Permanentes: espaços de discussão, reflexão e deliberações sobre ações conjuntas voltadas para a educação e formação no Território dos Inconfidentes envolvendo as Secretarias Municipais de Educação de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto; além de contar com representantes da 25ª Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto;

Grupos de Trabalhos (GTs): voltados para a formação docente, pesquisa e intervenção em espaços escolares. O programa conta hoje com GTs nas áreas de Educação do Campo, Políticas Públicas Educacionais, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Infantil.

Projetos de intervenção: realizados em espaços educacionais formais e não formais, nas áreas de Educação do Campo, EJA e Educação Infantil.

Coordenadores: Leandro Silva de Paula e Angelita Aparecida Azevedo Freitas

membros ucae

Foto: membros da UCAE

Abaixo, você pode conferir um mapa que contempla todas as ações do Programa, e onde elas são desenvolvidas. Clicando nos ícones, é possível encontrar os locais onde são realizadas as ações, um resumo sobre elas, coordenadores e outras informações: