Palestra: “Aula: espaços, tempos, tecnologias e disrupção. Será?”

O Grupo de Trabalho sobre Práticas Educativas Mediadas por Tecnologias, vinculado ao programa de ação institucional UFOP com a Escola: Centro de Formação de Professores, convida todos os trabalhadores da Educação do Território dos Inconfidentes e demais interessados para participarem da palestra: Aula: espaços, tempos, tecnologias e disrupção. Será?

Neste evento será abordada a temática da mudança abrupta do formato das aulas no contexto da pandemia de Covid-19, que colocou docentes de diversos níveis de ensino frente a um novo desafio educativo: as aulas não presenciais. Pensando nessa mudança, do presencial para o online, será debatido como pensar essa nova realidade. Ela é, de fato, nova? Como podemos pensar o “novo normal” que nos espera? Como estudar as articulações entre o que compreendemos ser "aula", "sala de aula" e artefatos tecnológicos nos contextos do Ensino Remoto Emergencial e das discussões sobre Ensino Híbrido e Educação Online?

A palestra será ministrada pelo Professor Dr. Jorge Luís Costa, licenciado em Matemática, com mestrado e doutorado em Educação. Docente do Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto, o educador tem estudado e trabalhado com o uso das tecnologias digitais nos processos educativos.

A mediação será realizada pela Professora Luciana Drummond de Carvalho, que possui licenciatura plena em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. É educadora efetiva do município de Mariana há 10 anos, onde leciona aulas de Ciências para o ensino fundamental e desenvolve projetos ligados à Ciência, Tecnologia e Sociedade. Atualmente, é pós-graduanda em Tecnologias aplicadas à Educação e coordenadora de projetos dos programas de extensão que envolvem a Universidade Federal de Ouro Preto e a Escola Municipal Paracatu de Baixo.

Expediente:
Data: 07/07/2021
Horário: 15h
Local: Canal da UFOP com a Escola no Youtube (https://www.youtube.com/c/UFOPcomaEscola)